O TORRESMO GIGANTE QUE DEIXOU O BRASIL COM ÁGUA NA BOCA

Petisco viraliza em grupos de WhatsApp e muda a vida de dono de bar
Buteko Zé do Brejo em São Caetano do Sul, São Paulo, oferece a seus clientes uma iguaria para quem gosta de pratos exagerados e culinária de boteco: o torresmo de rolo.

 

O restaurante Zé do Brejo tem atraído multidões desde quando
o prato estourou como sensação da internet.
Para experimentar o aperitivo, as pessoas precisam pegar senhas, que são limitadas a apenas 150 números. O preço de um torresmo sai por aproximadamente R$ 24.
Valter Baldo, dono do bar, afirma que a criadora da receita de sucesso é sua mulher e já existia há alguns anos.
Agora que o prato começou a bombar, Baldo conta que saem
quase 300 kg de torresmo por dia.
O paranaense veio para o interior de São Paulo com apenas um ano, e aos 37, já casado e com duas filhas, mudou-se para a “selva de pedra”. Até chegar no que é hoje, o empreendedor passou por diversos trabalhos, como motoboy e empresas automobilísticas, até que deu seu primeiro passo empresarial.
O início foi com um bar em Santo André, por volta de 2000, seguido de mais outro estabelecimento na mesma cidade, até chegar à abertura de um estacionamento. “Depois de muitas experiências no mercado resolvi trabalhar por conta própria. Porém, após o estacionamento percebi que gosto realmente é de trabalhar com o público. Com isso, cheguei a empreitada do Buteko Zé do Brejo”, conta o dono do estabelecimento.
Em 2017 Valter abraçou a oportunidade de comprar o local, que abriu as portas para, segundo o proprietário, “a era do torresmo de rolo”, oficializada este ano. Desde de o começo do bar Valter comercoaliza a iguaria, mas vendia apenas 40kg por semana. Atualmente são 400kg por dia. “A gente cansa um pouquinho mais, mas vê resultado, isso é ótimo”, revela.
Todo as noites, o empreendedor vai até o frigrífico escolher pessoalmente as peças de carne a serem usadas no dia seguinte.
Para ele, é importante que estejam frescas para saírem do jeito certo.
Às 5h da madrugada, uma equipe de cinco pessoas enrola e tempera a pancetta, que depois é levada a um defumador industrial onde permanece por cinco horas, até que esteja pronta para fritura.
A partir das 11h, quando abre o bar, as senhas começam a ser distribuídas. Segundo o comerciante na maioria das vezes há fila mesmo antes do estabelecimento começar a distribuição.
Os números são limitados a 150 por dia e, após, serem atendidos, os clientes observam seu torresmo em rolo ser cortado pelo próprio Baldo. Logo em seguida, pimenta biquinho e fatias de limão são distribuídas por cima e o  cliente pode se esbaldar.: o torresmo de rolo.

APERITIVOS

Para experimentar o aperitivo, as pessoas precisam pegar senhas, que são limitadas a apenas 150 números. O preço de um torresmo sai por aproximadamente R$ 24.
Depois do sucesso, o empreendedor abriu uma fábrica, onde prepara com mais funcionários os torresmos de rolo. Além disso, pretende expandir as vendas fornecendo para a Grande São Paulo, interior e litoral.
Fora este grande sucesso, o Buteko Zé do Brejo guarda novidades culinárias desenvolvidas pela família. “Fico muito engrandecido da turma vir aqui provar o torresmo de rolo, é um grande prazer”, finaliza o empreendedor.

Buteko Zé do Brejo, Av. Vital Brasil Filho, 701, São Caetano. 4228-0115

Pastore abre sua Bodega em
São Caetano do Sul 

Durante quarenta dias o jornalista Humberto Pastore fez mistério, informando em sua rede social que a cidade de São Caetano do Sul ganharia uma nova palavra começada com a letra “B”. Desde o último sábado, 9 de novembro, tudo foi desvendado com a inauguração da Bodega Pastore, com sede na Rua General Ozório, 175, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul.

 

Em um ambiente bastante aconchegante, quarenta rótulos de vinhos exclusivos da Importadora Caves Santa Cruz podem ser encontrados, desde os tintos, roses, brancos, e espumantes, provenientes, tanto do Chile, Argentina, como da Europa: portugueses, italianos, franceses e espanhóis.
Pastore ainda recepciona no espaço até oito pessoas, onde é pensamento em breve oferecer no período noturno massas para acompanhar os vinhos. “Além dos vinhos ali expostos, o apreciador poderá escolher entre outros duzentos rótulos, o vinho que será entregue na casa do adquiridor”, garante Humberto.

Silvia Oliveira, Sonia Oliveira, Maria Aparecida e
Humberto Pastore, Mário e Adriana Pastore